
Portal efêmero, 2025
Projeto:
instalação de site specific
Ano:
2025
TERRA BOA (Nakre-ehé), Céu Antigo é uma instalação inspirada em constelações indígenas que orientam ciclos vitais e saberes astronômicos dos povos originários. A forma oval, semelhante a um ovo primordial, remete ao gesto da criação e ao movimento cíclico do cosmos, aqui compreendido como um organismo vivo.
A paisagem celeste, historicamente observada por esses povos, desenha no céu narrativas míticas e cosmológicas, como as constelações da Ema, da Anta, do Homem Velho e do Veado. Essas figuras são representadas em pintura acrílica sobre madeira, ativando visualmente os vínculos entre céu, mito e território. No lado oposto da instalação, é projetado um vídeo¹, que amplia a dimensão temporal e narrativa da obra.
A instalação estabelece um diálogo entre cosmogonia, tempo e ancestralidade, propondo uma leitura poética da etnoastronomia a partir de uma sensibilidade artística. Ao reativar imagens celestes tradicionais, a obra convida à reconsideração de como as cosmologias indígenas continuam a moldar percepções de mundo e modos de habitar a natureza e o universo. Em princípio, reforçando a ideia de que o céu não é apenas um espaço físico, mas também um território simbólico, cultural e espiritual.
_____
¹ É apresentado o documentário Cuaracy Ra’Angaba – O Céu Tupi-Guarani, que aborda a astronomia do povo Guarani e sua forma singular de observar o céu e interpretar os fenômenos celestes. A relação entre pintura.






